Dr. Ricardo Plancarte

Chefe e fundador do departamento da Clínica de Dor Instituto Nacional de Cancerologia, México. Professor Titular da Cadeira de Algologia e Gestão da Dor Intervencionista da Universidade Nacional Autônoma do México. Suas áreas de experiência clínica incluem gerenciamento intervencionista de dor de câncer e dor não cancerígena.

Atualmente certificado pelo Conselho Nacional de Anestesiologia em "Algologia Intervencionista". Possui as certificações internacionais de: FIPP (Fellow em Interventional Pain Practice pela WIP); Pain Practice Senior Examiner pela WIP. Tem diploma de doutorado em medicina pela Escola Superior do Instituto Politécnico Nacional, México, com a Tese: “Femorocementoplasty: Benefícios Clínicos na Metástase de Fêmur Proximal", com a qual obteve Menção Honrosa de Grau.

Principais contribuições originais para o tratamento intervencionista de dor são: "Bloqueio do Plexo Hipogástrico”, "Bloqueio Presacral do Gânglio de Walther”, "abordagem transdiscal dos nervos esplâncnicos" e atualmente a última contribuição neste campo é a Femoroplastia. Essas contribuições, a série de pacientes com manejo bem-sucedido e a Titularidade no campo do Gerenciamento de Dor Intervencionista geram a interesse em atuar como professor, ano após ano, em cursos altamente reconhecidos em todo o mundo. Ele ensinou em lugares tão importantes como Houston, New York, San Diego, San Francisco, Atlanta, Paris, Budapeste, Istambul, Canadá, Itália, Espanha e assim por diante. E muitos mais na América Central e do Sul, para não mencionar inúmeros cursos, congressos e simpósios nacionais e internacionais. Ele tem mais de 76 artigos publicados em vários periódicos indexados e participou ativamente da divulgação de seu trabalho em várias oficinas, conferências e simpósios a nível nacional e internacional. Além disso, são também escritos 7 livros da área de anestesiologia, algologia e cuidados paliativos, bem como 88 capítulos de textos dedicados à sua especialidade.

Uma parte importante de seu trabalho é dedicada à formação de Recursos Humanos de Alta Especialidade no Tratamento da Dor. É professor de 2 cursos de pós-graduação em alta especialidade em medicina (Algology, Interventional Pain Management), que são ditados no Instituto Nacional de Cancerologia e são aprovados pela Universidade Nacional Autônoma do México. Contribuindo desta forma para o treinamento de 5-6 especialistas na área por ano, continuamente desde 1984, cujo trabalho profissional está localizado não apenas em nosso território, mas em vários países da América Latina. Além disso, ele participou como um tutor ou coordenador do trabalho de pesquisa realizado como parte dos requisitos acadêmicos desses dois cursos.